quinta-feira, 26 de março de 2009

Até Onde a Mídia tem culpa?



Esse é um tema muito extenso. Uns culpam a mídia e outros a condenam.
Há muitos casos que tomam uma enorme proporção devido á cobertura da mídia, casos como Isabella Nardoni, Eloá, Maníaco do Parque,entre outros chegam a cansar os telespectadores com tanta informação. È nesse ponto que imprensa peca, na guerra pela informação e de pontos no ibope, a mídia esquece do bom jornalismo: ouvir todas as partes envolvidas, conferir as informações antes mesmo de divulgá-las e principalmente não condenar os suspeitos, fato muito comum no telejornalismo sensacionalista.


No caso Eloá por exemplo muitos julgam e dizem que que a mídia teve uma grande parcela de culpa no desfecho trágico do caso, Lindemberg( o sequestrador) era antagonista e ao mesmo tempo telespectador da história, ele acompanhava tudo o que se passava através da tv e simplesmente concedeu uma entrevista ao vivo em rede nacional, onde já se viu isso! Por outro lado se a polícia não tivesse permitido jamais os jornalistas chegariam á tanto, a imprensa “cumpriu o seu papel”.
Já na história da garotinha Isabella a mídia também teve uma grande participação, o tempo todo enquanto os fatos eram apurados a imprensa exercia seu trabalho e até hoje a mídia está atenta neste caso aguardando o julgamento dos acusados que através da própria mídia já são considerados culpados independente do resultado.
Há também o outro lado da mídia, onde existe um telejornalismo sério á disposição da população onde a credibilidade fala mais alto. Um exemplo deste jornalismo é o SPTV Comunidade, as pessoas cansadas de esperar que os problemas de seus bairros e comunidades sejam resolvidos recorrem a esse tipo de mídia, pois sabem que 90% dos casos são resolvidos.
Neste tipo de telejornal há um elemento que conta muito : A linguagem popular. A linguagem de maneira simples, faz com que esse público se sinta compreendido.
Como tudo a mídia tem seus dois lados: O lado bom e o lado ruim, cabe a cada um analisar e ver o que realmente é interessante, para isso existe um aparelho excelente: o controle remoto.

5 comentários:

  1. Telespectador e protagonista..muito interessante essa observação.
    Mas, por que o público se fascina pela tragédia alheia ao ponto da mídia fazer dele uma novela?

    ResponderExcluir
  2. Márcio, talvez seja por conta de que nós estamos cansados da forma como vivemos e assim queremos algo que realmente nos prenda e chame a atenção ! o fato de uma tragedia, queira ou não, é algo que intimida as pessoas hoje em dia e faz com que a mídia se apodere disso, tornando, nós telespectadores,escavos dela...

    ResponderExcluir
  3. ♥♥ Fê amor...

    acho que o grande problema da mídia é pecar pelos excessos, até porque assistencialismo excessivo acomoda às pessoas que passam a cobrar responsabilidades que a imprensa na verdade não tem!

    Bj amore ♥♥

    ResponderExcluir
  4. É o famoso caso da "Espetacularização", as pessoas hoje em dia, não grudam seus olhos na telinha para assistir qualquer coisa.
    A espetacularização transforma aquela noticia comum e chata, em um espetaculo, novela ou filme, com o intuido de chamar atenção de quem está assistindo. Muitas vezes se transformão em espiões, espiando cada passo da familia ou pessoa que está relacionada com o ocorrido.

    Bruno Cesar O. da Silva
    (obs: não consigo Postar meus trabalhos, nem comentar)

    ResponderExcluir
  5. muito curiosidade por parte do telespectador e sensacionalismo por parte das emissoras...

    ResponderExcluir