domingo, 29 de março de 2009

A influencia da Tv com a criança


A programação da TV é bem variada, seus programas vão de bê-á-bá até os mais impensados assuntos. Sejam atuais ou não, os assuntos abordados variam muito de público, seus espectadores vão de crianças até idosos e falando em criança é dela que falarei.A criança e a TV, vem de uma relação que já começa desde muito cedo. Será que a televisão de hoje já está totalmente pensada em sua programação em respeito das crianças? Bom, a resposta é fácil, não. O que dizer das frases de duplo sentido e programas abordando assuntos dito adultos na TV aberta?. Sim é possível quem se defenda dizendo que existe a faixa etária sendo exibida no início dos programas. Foi estabelecida pela Portaria 1.220/07 a vinculação entre as diferentes categorias de classificação e hora de exibição. Mas será suficiente???Em uma recente propaganda, informava que, não é uma mensagem no canto da tela que vai impedir as crianças assistir ao programa, mas deve haver uma vigilância dos próprios pais, são principalmente eles que devem julgar o conteúdo, o que muitas vezes não acontece.Segundo a psicóloga educacional americana Jane Healy, que há mais de 10 anos tem vindo a alertar para os efeitos que causa em crianças que passam muito tempo na frente na TV para ela esse processo causa alterações no funcionamento dos cérebro das crianças, trazendo principalmente desatenção quanto a vida cotidiana, atrapalhando inclusive os estudos.O problema não está no fato das crianças assistem a TV e sim no tipo de programação assistida e no longo período que as crianças passam na frente da TV.




Nome: Kátia Leal

Referencia: Site Irreal Tv

quinta-feira, 26 de março de 2009

Até Onde a Mídia tem culpa?



Esse é um tema muito extenso. Uns culpam a mídia e outros a condenam.
Há muitos casos que tomam uma enorme proporção devido á cobertura da mídia, casos como Isabella Nardoni, Eloá, Maníaco do Parque,entre outros chegam a cansar os telespectadores com tanta informação. È nesse ponto que imprensa peca, na guerra pela informação e de pontos no ibope, a mídia esquece do bom jornalismo: ouvir todas as partes envolvidas, conferir as informações antes mesmo de divulgá-las e principalmente não condenar os suspeitos, fato muito comum no telejornalismo sensacionalista.


No caso Eloá por exemplo muitos julgam e dizem que que a mídia teve uma grande parcela de culpa no desfecho trágico do caso, Lindemberg( o sequestrador) era antagonista e ao mesmo tempo telespectador da história, ele acompanhava tudo o que se passava através da tv e simplesmente concedeu uma entrevista ao vivo em rede nacional, onde já se viu isso! Por outro lado se a polícia não tivesse permitido jamais os jornalistas chegariam á tanto, a imprensa “cumpriu o seu papel”.
Já na história da garotinha Isabella a mídia também teve uma grande participação, o tempo todo enquanto os fatos eram apurados a imprensa exercia seu trabalho e até hoje a mídia está atenta neste caso aguardando o julgamento dos acusados que através da própria mídia já são considerados culpados independente do resultado.
Há também o outro lado da mídia, onde existe um telejornalismo sério á disposição da população onde a credibilidade fala mais alto. Um exemplo deste jornalismo é o SPTV Comunidade, as pessoas cansadas de esperar que os problemas de seus bairros e comunidades sejam resolvidos recorrem a esse tipo de mídia, pois sabem que 90% dos casos são resolvidos.
Neste tipo de telejornal há um elemento que conta muito : A linguagem popular. A linguagem de maneira simples, faz com que esse público se sinta compreendido.
Como tudo a mídia tem seus dois lados: O lado bom e o lado ruim, cabe a cada um analisar e ver o que realmente é interessante, para isso existe um aparelho excelente: o controle remoto.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Efeito Kiko: Comunicação comparada e publicidade infantil

Segundo Mcluhan, os meios são extensão do homem, dentre toda nossa evolução viemos fazendo coisas para facilitar nossas vidas e essas são nossas extensões feitas pela gente e refazendo agente, é fácil perceber esses meios tomando lugar das partes do nosso corpo, por exemplo: Se você quer se locomover para algum lugar ao invés de ir a pé pode ir de carro e fazer o trajeto em muito menos tempo sem se cansar tanto, outro exemplo como mostra Gilberto Gil na musica Parabolicamará,(antes mundo era pequeno, por que terra era grande, hoje mundo é muito grande, por que terra é pequena, do tamanho da antena parabolicamará) a televisão revela o mundo aos nossos olhos e agente passa a conhecer culturas diversas sem sair de casa e fazendo nosso mundo intelectual grande e com outras tecnologias como o avião, “a terra foi ficando cada vez menor”, (sendo que hoje em dia temos acessibilidade a quase todos os cantos do mundo, por a locomoção ser rápida através das novas tecnologias como carro e avião e se podendo por exemplo, conversar com alguém que está no Japão por MSN ou telefone).
Mas o que podemos dizer quando falamos de comunicação comparada e a publicidade, essa que atinge desde os adultos até as crianças, fazendo um consumismo compulsivo e um mundo de vedetes e olimpianos, como dizia Morin, mas o que pretendo ter como foco não é a comunicação de massa dominando o imaginário das pessoas, mas sim como a publicidade age como extensão do homem e como muda o seu cotidiano.

Já que a televisão é o meio de comunicação mais usado hoje em dia, a criança está exposta a ela grande parte do tempo, as crianças brasileiras são as que mais assistem tv no mundo, sendo em média de 4 horas 51 minutos e 19 segundos, (fonte ibge) tendo muitas vezes mais contato com a televisão do que com a família, a publicidade busca vender produtos, mas será que ela é extensão do desejo das pessoas? Mas sendo que as crianças querem produtos cada vez menos por necessidade e mais pelo status que isso trás a elas, percebesse que se antigamente para chamar a atenção, entrar nas tribos e ser popular era preciso fazer bem alguma coisa, conhecer alguém importante ou até ser o valentão que bate em todo mundo, hoje em dia não é necessariamente assim, a propaganda vende um estilo de vida, e determina o que é importante, da mesma forma daquela antiga brincadeira que diz que o carro é extensão do pênis do homem.

Essa propaganda se expande e aproveita de alguns fatores como a hibridização, sendo que entre as crianças de classe A e B 48% possuem celular no Brasil (fonte globo) então se manda propagandas pela Internet, por mensagens, televisão, entre outros todos embutidos no mesmo aparelho que chamamos de celular, mas é a mistura de tantas coisas que por incrível que pareça ele até serve para fazer e receber ligações.

A propaganda acaba sendo a extensão do status, do ego, do poder das pessoas, em nosso caso as crianças e essa propaganda acaba ditando o que é bom, fazendo com que as pessoas percam um pouco o senso critico perante as coisas e passem a achar bom o que a propaganda diz que é bom, mas por outro lado a televisão e o rádio entre outras mídias, tem sua renda através da propaganda, ou seja a mesma propaganda que dita como deve ser a vida ideal, e ajuda a fazer com que pessoas fracas de espírito saiam roubando para ter o que ela diz que é bom também é responsável pela democratização da comunicação, ou seja as crianças menos favorecidas só podem ver Chaves, desenhos animados e outros programas por que as empresas injetam dinheiro nas propagandas propagadas pela mídia, tendo em vista vender seus produtos e gerar lucro.

terça-feira, 24 de março de 2009

Um pouco de McLuhan em Obama

Política e qualquer coisa que lembre filosofia para muitos estão por demais distantes, e por isso mesmo inaplicáveis na vida real,mas algumas teorias do filósofo da comunicação Marshall McLuhan caem como uma luva quando o assunto é histeria em torno da campanha de Barack Obama.Podemos ver McLuhan no novo presidente ao observarmos alguns detalhes sobre sia vida.Filho de uma americana com um queniano, a árvore genealógica presidencial tem um que de hibridismo que se confirma.Obama viajou muito a fim de visitar seus seis meios irmãos africanos e também uma irmã nascidfa na Indonésia.Estar em contato com culturas tão diferentes fez com que o novo presidente não seja uma pessoa pura,assim como os meios de comunicação que sempre estão absorvendo características externas.
A infância de Obama também contém traços do filosófo da comunicação.Quando tinha sete anos, Martin Luther King,que lutou pela igualdade racial foi assassinado.O líder transmitia esperança e se mostrava capaz de sonhar mesmo com tantas adversidades.Quareta anos depois um norte-americano de origem mulçumana foi eleito com apoio de negros,latinos(historicamente marginalizados) e mulheres,e correspondeu ao apoio propocionando à essas pessoas fé, sonhar,projetar um futuro melhor.
Os meios se apoderaram desse otimismo, e o mundo se viu diante de um lago que refletia algo há tempos perdidos, e pessoas aversas à política não desgrudaram da tela da televisão,apaixonadas por algo que elas perderam a muito tempo, a esperança.

Postado por: Sumaia Santana

Referências Bibliográficas: Revista Época, nº 547/novembro 2008, páginas 107,108,109,110 e 112 e "Os meios de comunicação como extensões do homem",Marshall McLuhan,capítulo 4 página 59.

sábado, 21 de março de 2009

The Sims


Seres humanos, todos sempre querem ser o melhor. Grandes invenções para se alcançar a eternidade, nem que seja a eternidade de 6 anos, ou até mesmo a eternidade de 6 meses de fama. Mas como todo bom ser humano, queremos mais e mais, sempre mais e porque não brincar de ser Deus?

Pensando assim, Will Wright criou o game que foi febre entre os adolescentes e adultos, sua censura foi para a faixa etária dos 16 pra cima, mas isso não impediu com que crianças jogassem o jogo da “vida”. Neste game, você é Deus. Você cria famílias, constrói casas, da empregos, faz compras, decide até quando os seus “sims” vão sobreviver. O jogo tem um sistema todo arrojado e moderno (2D/3D), com gráficos quase perfeitos, super moderno para a época de lançamento (fevereiro de 2000), O jogo atraiu legiões de fãs, devido a sua simplicidade e objetividade.

Mas como a modernização de todo o mundo nunca para, o jogo também foi bastante influenciado por essas mudanças e o público cada vez mais exigente mandou diversas sugestões de como o jogo poderia melhorar. Ouvindo aos pedidos de seus “filhos” como todo bom “pai” o criador de the sims (Will Wright) resolve modernizar seu jogo, criando expansões, onde os sims podem viajar, encontrar pessoas, criar animais de estimação e muito mais. O Jogo foi ficando cada vez mais interativo. Na verdade o jogo foi originalmente projetado para ser um simulador de arquitetura apenas, com os Sims apenas para julgar as casas. Durante o desenvolvimento foi decidido que os Sims eram mais interessantes que as casas e um legado acabava de nascer. A apresentação da inteligência artificial do jogo é muito avançada, e os Sims responderão a condições externas por si mesmos, apesar de que freqüentemente a intervenção do jogador é necessária para que eles mantenham-se no caminho certo. The Sims tem tecnicamente um valor ilimitado para se jogar novamente, já que não há maneiras de vencer o jogo, e você pode jogar para sempre, já que seus Sims terão filhos e morrerão, seguindo o ciclo da vida. Já foi descrito como mais brinquedo do que jogo.

Expansões

The Sims é uma das franquias de jogos para computador mais exploradas da história. Tem mais expansões do que qualquer outro jogo. Aqui está uma lista dos pacotes de expansão disponíveis para The Sims:

E Também criou edições especiais

The Sims Deluxe

Esta edição vem com o The Sims mais o pacote de expansão Gozando a Vida e também o The Sims Creator, e com 50 novas opções de roupas, mais de 25 objetos novos e exclusivos, além de dois novos estilos de decoração.

The Sims Deluxe em Dose Dupla

Esta edição vem com o The Sims mais dois pacotes de expansão: Gozando a Vida e Fazendo a Festa e também o The Sims Creator.

The Sims Mega Deluxe

Esta edição vem com o The Sims mais três pacotes de expansão: Gozando a Vida, Fazendo a Festa e Encontro Marcado. Uma compilação com os mais de 600 objetos inclusos.

The Sims Coleção Completa

Esta versão vem com o The Sims mais todos os seus pacotes de expansão.

Mas como tudo que é novidade se enjoa, A Maxis lançou o The Sims 2 em 17 de Setembro de 2004. A seqüência acontece em um ambiente completamente 3D, oposto a combinação 2D/3D do jogo original. Outras adições para o jogo são que agora os Sims crescem desde recém-nascidos para idosos e eventualmente morrem, um "Medidor de Aspirações" que diminui e cresce de acordo com os desejos e medos que são experenciados pelos jogadores, e "Recompensas de Aspirações" que são dados a sua família quando certos objetivos, como ter um bebê, são completados. Cada Sim tem sua aspiração específica, que pode ser Romance, Família, Riqueza, Conhecimento ou Popularidade, que afeta seus desejos e medos pessoais. E também criou um novo tipo de expansão do jogo, a coleção de objetos, aonde não se adiciona uma nova função, e sim somente objetos que têm um tema em comum. E criou mais expansões pro jogo:

Expansões

  • The Sims 2: Vida de Universitário Agora seus Sims podem estudar em uma universidade, com novas carreiras, objetos "mais de 150", aspirações e medos.
  • The Sims 2: Vida Noturna Leve seus Sims ao encontro em uma nova cidade, dance, divirta-se, flerte com alguém, ou acabe a noite sozinho, novas aspirações, personagens, e mais de 150 objetos novos.
  • The Sims 2: Aberto para Negócios Pacote de expansão, onde você pode criar suas próprias lojas, salões de beleza, confeitarias.
  • The Sims 2: Bichos de Estimação Novo pacote de Expansão, onde como o nome diz, os animais de estimação são introduzidos ao jogo. Lançado no mês de Outubro de 2006. Garante muita alegria e muita confusão para seus Sims.
  • The Sims 2: Quatro Estações Seus Sims podem se divertir com o calor do Verão, o frio do Inverno, com as pescarias de Outono e com a natureza na Primavera. Lançando em fevereiro de 2007.
  • The Sims 2: Bon Voyage Dê férias e muita diversão a seus Sims deixando-os viajar para vários lugares do mundo. Lançado em setembro de 2007.
  • The Sims 2: Tempo Livre Os sims agora têm passatempos! Lançado em Fevereiro de 2008!
  • The Sims 2: Vida de Apartamento Agora seus sims podem viver em apartamentos!

Também criaram mais objetos para os fanáticos de The sims

Coleções de Objetos

O The Sims 2 já foi eleito 2 vezes o Melhor jogo do Mundo na categoria de Estratégia. O jogo é nada mais nada menos do que uma "arte" de simular nossas próprias vidas, fazendo os "Sims" (pessoas controladas no jogo) ficarem ricos e cheios de vida, ou pobres, sem nada para viver e em estado de depressão!

E não para por ae, porque devemos acabar com um jogo tão famoso e procurado por seus adoradores? Ouvindo a milhares de pedidos de seus fãs a Máxis resolve criar a terceira edição do jogo. The sims 3 (ainda não lançado, mas lançamento previsto para esse ano (2009)

O The Sims 3 dá a você a liberdade de criar Sims únicos e, então, colocá-los em sua própria vizinhança repleta de vida e de possibilidades infinitas!

Nova Vizinhança Viva e Sem Emendas - Seus Sims podem explorar livremente uma vizinhança repleta de vida.

Novo Criar Um Sim - Crie qualquer Sim, da maneira que imaginar. Novas Personalidades Realísticas - Agora, cada Sim é uma pessoa realmente única, com uma personalidade distinta.

Nova Personalização Ilimitada - Tudo pode ser personalizado por qualquer um.

O The Sims 3 permite que você coloque Sims realmente únicos em uma vizinhança repleta de vida do outro lado da porta de suas casas! A liberdade do The Sims 3 é inspiradora, por conta das possibilidades praticamente infinitas; e divertida, pelos momentos inesperados de surpresa e confusão.

Como os clientes são bem exigentes e adoram esse jogo, ele foi lançado em diferentes plataformas de The Sims para PC, Celular, Nintendo DS, Playstation 2 e outros. Sem contar na versão online do jogo.

Jogos para Consoles

The Sims foi levado para alguns consoles de videogames. Apesar das vendas serem respeitáveis, a série não foi um sucesso tão grande quanto a do PC.

  • The Sims foi refeito para PlayStation 2, Xbox e GameCube: é um jogo um pouco diferente que a do PC, ele apresenta algumas modificações de jogabilidade, uma câmera em perspectiva 3D e alguns recursos de alguns pacotes de expansões para PC's: festas, datas e trabalhos. No entanto não se pode construir uma casa com 2 andares, e há um limitador objeto ativo em todas as casas para impedir que o jogador construe casas muito grande e muitas mobílias para que o console não demore a carregar.
  • The Sims Bustin' Out (lançado em Dezembro de 2003): Uma expansão baseada em console de The Sims onde você controla o Sim como em um RPG. Você pode andar pela cidade, realizar missões e aumentar suas amizades.
  • The Urbz: Sims in the City (lançamento no Outono de 2004): Esta versão renomeia os "Sims" para "Urbz" e dá-os atitudes. "The Urbz" é baseado num ambiente urbano de cidade lotada, bagunçada.
  • The Sims 2 (lançado em 2005): Também recebeu uma versão para consoles. Lançada após The Sims bustin out e The Urbz.
  • The Sims 2: Pets (lançado em 2006): Jogo lançado para consoles no mesmo estilo que os três citados acima, mas nesse jogo você cuida e de um animal de estimação e faz atividades relacionadas a eles.
  • The Sims 2: Castaway (lançado em 2007: Um jogo completamente diferente da série. Os Sims se perdem em uma ilha deserta e você deve ajudá-lo a voltar para casa.
  • The Sims 2: Apartment Pets (lançado em 2008): Criado para Nintendo DS, viver em apartamentos com seus animais de estimações.
  • The Sims 2 Mobile (lançado em 2005): Também foi criada uma versão do jogo para celulares. É lógico que o jogo precisou ser ligeiramente reduzido tanto gráfica e sonoramente e o esquema do jogo também. Já disponível no Brasil.
  • MySims (lançado em 2007) : Versão exclusiva para o Nintendo Wii e para o Nintendo DS de The Sims, criado pela EA Games,o jogo tem os gráficos bem diferente dos outros jogos da série,pois possui os gráficos com estilo de animê.
  • The Sims 3 (lançamento em 2009) : Um novo game da série terá a proposta de ser o melhor da história, em breve.

http://www.gamespot.com/pc/strategy/simsdeluxe/index.html

http://www.thesims2.br.ea.com/products.view.asp?id=36

http://www.brasil.ea.com/games/13151,gen/

http://thesims2.ea.com/

http://thesims3.ea.com/

http://thesims2.br.ea.com/pages.view_frontpage.asp

Igreja eletrônica


O termo Igreja eletrônica, tem se tornado muito familiar no dia – a - dia das pessoas, pois a propagação das informações e o uso dos meios de comunicação social têm proporcionado e levado muitas delas a entrarem em acordo, no que se refere a Igreja e a tecnologia, a qual passa a fazer parte das relações estabelecidas entre os seres humanos proporcionando a uma socialização, inserção na sociedade.Nisto a presença da Igreja eletrônica nos novos tempos, é importante para uma melhor socialização da cultura, sobretudo, as expressões religiosas, o espírito de comunhão e participação. Esses são inerentes às questões no que rege à vivência da mística religiosa. Sabe-se que as religiões propagam, ganham cada vez mais espaço dentro da sociedade, com características próprias, favorecendo a uma profunda experiência na dimensão do transcendentalismo, a relação com Deus, o supremo. Tudo graças ao uso dos meios tecnológicos, como: a internet, a TV e o rádio. Percebe-se ainda, que o termo Igreja Eletrônica nos faz refletir acerca das diversas maneiras de comercialização da religião. É verdade que, a humanidade está a procura de um novo jeito de viver a sua espiritualidade, adaptando-as as exigências dos tempos atuais, mediante o auxílio das Igrejas Eletrônicas, a midiatização das mensagens evangélicas. Essas realizam-se via aparatos tecnológicos, os quais já foram supracitados.Diante disso são notáveis as grandes influências que a Igreja eletrônica tem mostrado, como: mudanças de comportamentos, hábitos de vida, dificuldades em fazer escolhas, as dúvidas e os questionamentos. Isso devido aos discursos ideológicos carregados por certos conceitos que têm por determinação, a oratória.


Carlos Fernandes


Referencia: Apostila: “Igreja eletrônica” de Arlindo P. Dias
Foto: www.google.com.br

quarta-feira, 11 de março de 2009

Eles voltaram!!!

Eles voltaram!!!!


No ano em que o Corinthians volta à primeira divisão do futebol brasileiro, próximo de seu Centenário, o clube vive mais um capítulo impar nos 99 anos de sua história.
Muito se falou e projetou, para manter a vitoriosa trajetória com novos jogadores.
O sonho de reforçar o time e de ter um grande nome no plantel, surgiam especulações, mais nenhum nome chamou mais atenção que Ronaldo, o fenômeno.
Mesmo quando estava recuperando a forma física, justamente no seu clube de coração, Flamengo do Rio de Janeiro, a mídia já especulava a possibilidade de retorno aos gramados através de um clube nacional, mesmo com rumores, na mídia carioca esportiva de acerto, com o próprio Flamengo, onde a cobertura local, era maior
Os efeitos do marketing, como muito se comentou, questionou, com as mais diversas opiniões, até com divergências entre torcedores rivais em qualquer roda, cujo comentário fosse futebol, durante os últimos 03 meses, mostram, que independente da mídia ou mesmo do meio de comunicação, o resultado e a influência que a notícia causa, positiva ou mesmo negativa, até certo ponto, podem ou não trazer benefícios aos envolvidos ou ao personagem principal, levando todos, a pergunta que não quer calar.
Será um retorno triunfal ou uma jogada de marketing ?
Ainda que cedo, as respostas, começam a surgir, conforme pode ver abaixo
Assim, após 17 anos jogando fora do Brasil, o anúncio da contratação de Ronaldo pelo Corinthians, dada a repercussão e a real condição da possível volta aos gramados, causou alvoroço, nos programas esportivos, a ponto por exemplo, o locutor Galvão Bueno, nunca antes no programa Globo Esporte, que é transmitido as 12:45, para comentar a contratação pelo Corinthians, mesmo a Record, informado uma hora antes.
Depois da contusão que teve, a terceira no joelho, a cerca de um ano ( 14/02/2008 ), quando ainda jogava pelo Milan da Itália, Ronaldo, fenômeno, eleito 3 vezes pela FIFA o melhor do Mundo acreditava na volta por cima mais uma vez, endossado pelas declarações, à época dos médicos do Fluminense e do São Paulo, que disseram;
¨A medicina e a fisioterapia oferece ao Ronaldo as condições, além de sua própria vontade em voltar a jogar futebol.¨







Quase, 3 meses depois de sua contratação, de muita especulação, quilos à mais e noitadas, o fenômeno Ronaldo, enfim, fez a sua primeira partida pelo Corinthians, sendo esta estréia na Copa do Brasil, contra o Itumbiara de Goiás, que com certeza, apesar de ter perdido pelo placar de 0 x 2, mesmo eliminado, mas que sempre será lembrado por fazer parte do retorno, o terceiro após mais uma contusão do jogador Ronaldo, de volta aos gramados.
Já em sua segunda partida, domingo, contra o arqui rival Palmeiras, o jogador já mostrou a que veio e deixou sua marca, no empate de 1 x 1 comemorando bastante o gol com a fiel e que teve repercussão mundial com manchetes em todos os continentes.
A globo registrou índices de 34 pontos de audiência na sua transmissão, assim como a Nike que produziu propaganda referente ao retorno do fenômeno, ainda também comenta-se que a rede Carrefour possa vir a tornar-se o grande patrocinador.



Anúncio veiculado pela Nike para a volta de RonaldoFoto: Divulgação

O jornal o Lance ( Brasil ) , em suas páginas da terça feira, destacou as 17 manchetes em todos os continentes, segue abaixo, algumas delas;
El Pais ( Espanha ) Ronaldo se reencontra com o gol após grave lesão;
Corriere Della Será ( Itália ) Volta e marca, e imprensa brasileira exalta Ronaldo;
Today ( Cingapura ) Ronaldo marca o primeiro pelo Corinthians;
Sports Illustraded ( Estados Unidos ) Ronaldo faz o primeiro gol após sua volta
Central Chronice ( Índia ) Ronaldo marca nos acréscimos, reservados para a festa;
Olé ( Argentina ) O fenômeno voltou.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Midia interativa? por que não o celular

O celular não é mais um acessório apenas para se comunicar com outras pessoas, mas sim um link para um mundo de informação e facilidades.
Imagine receber no seu celular uma mensagem avisando que o livro que você encomendou numa livraria, que não o tinha no estoque, já está sua disposição ou que você
esta passando em frente a um shopping, quando recebe uma mensagem SMS dizendo que, se for em determinada loja terá um desconto ao fazer suas compras, bom, isso já é possível. À algumas semanas, por exemplo, a estagiaria com quem trabalho disse que iria à ótica para buscar seus óculos e lhe perguntei como sabia que estavam prontos, ela me disse que havia recebido uma mensagem de texto, recebi a algum tempo em meu celular a propaganda de uma seguradora oferecendo um seguro contra furto e roubo do aparelho, enfim poderia dar inúmeros exemplos. As empresas vem se utilizando cada vez mais da chamada mídia alternativa, em São Paulo, onde existe a lei cidade limpa, muitas empresas tiveram que se adaptar a novas formas de anuncio e o celular também se tornou alvo já que é o objeto que permanece mais tempo junto ao seu dono.

Até bem pouco tempo, o bluetooth era a mania do momento, em alguns eventos e festas, como no ultimo Vmb (video music brasil), por
exemplo uma placa avisava: “durante a premiação ligue o bluetooth do seu celular e receba conteúdos exclusivos ...”, junto com a propaganda de uma certa marca de celulares. As empresas já descobriram que o celular é um meio bastante eficaz já que tem a garantia que o conteúdo chegara ao “alvo”.

E não foram só as empresas de propaganda que perceberam que os celulares podem ser grandes aliados. As emissoras já perceberam que toda essa mobilidade pode ser mais uma arma na briga para chegar na fre
nte, a Band é uma das emissoras de televisão que vem utilizando a tecnologia para levar às pessoas notícias totalmente atualizadas.

A BAND criou no inicio de 2008 o quadro “repórter celular” no “primeiro jornal” que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 7h00. Orepórter celular” sai pela cidade sem uma pauta definida e entra com um link ao vivo, graças à tecnologia 3G, com flagrantes, noticias do transito e acidentes, tudo isso com um aparelho celular.

O nome 3G vem de Terceira Geração, o celular que permite fazer fotos,vídeos, áudios, conectar-se à internet banda larga e até, se for preciso, falar ao telefone. A BAND fez uma parceria com a TIM no mesmo período em que lançava a sua internet 3G.

Mas nos não estamos falando apenas de informação e propaganda, mas de troca de experiências e opiniões
, muitos canais de televisão perceberam isso e essas empresas podem divulgar serviços, interagir com seus clientes através de vídeos, sites mobile como a Globo fez no G1, Globo Esporte e Ego, chats e quiz de programas, e muitos outros serviços. cada vez mais as emissoras anunciam em seus programas números para que seus expectadores mandem um sms com sua opinião sobre o assunto em pauta.



O portal G1 da Globo tem um link para o portal “você no SPTV” onde a própria audiência cria um cadastro e torna-se uma espécie de “parceiro” do programa enviando fotos e vídeos com flagrantes e problemas na cidade.

A Mtv estreou sua grade para 2009 anunciando que este seria o ano em que o expectador poderia interagir mais com a programação do que em qualquer outro ano, onde o expectador envia uma mensagem SMS ou tem a possibilidade de assistir ao vivo os programas pelo site da emissora e ainda palpitar no assunto em pauta pelo próprio site.

Um tempo em que a informação chega no momento em que acontece?
Esse tempo chegou! Alias não é tão recente assim, estamos acompanhando a chegada de novas tecnologias que com o tempo deixam de ter uma só função. É a mobilidade e portabilidade presentes nas novas práticas do jornalismo e da propaganda. Um novo campo de trabalho bastante promissor, caberá aos novos profissionais aproveitar essas novas oportunidades! Alguém se anima?

Dica:
Vale a pena assistir ao filme Minority report, detalhe para o trecho em que através da íris os anuncios eram personalizados para o consumidor, genial! Quem sabe esse não seja o futuro do que estamos acompanhando hoje.



vídeo que monta cenario hipotético sobre a informação no ano de 2014, sobre uma fantastica união de duas das maiores empresas na internet. O video mostrar como a Googlezon poderia executar o marketing mais eficiente do mundo, quando produtos certos poderiam ser colocados na hora certa e no lugar correto para o consumidor correto.




“O efeito de um meio se torna mais forte e intenso justamente porque o seu conteúdo é um outro meio.” Marshall Mcluhan

por Fabíola Mamedes

sites de pesquisa
:

videos
:
www.youtube.com
www.mtv.uol.com.br

imagens
:
www.google.com.br


http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,16625,00.html
http://band.com.br/primeirojornal/?CNL=1



terça-feira, 3 de março de 2009

PROCURA-SE UM "HERÓI"

Procura-se um herói com disponibilidade total para salvar a humanidade. É indispensável que goste de desafios, tendo plena convicção que terá em seu caminho pedras e espinhos e saber trilhá-lo com fé e determinação. Pede-se facilidade em se relacionar, cativando multidões pelo dom divino da palavra e um enorme compromisso de livrar seu povo do mal, mesmo que esse mal seja relativo e contraditório por envolver a insuficiência do ter e a falta constante do ser. Deve apresentar coragem para enfrentar de peito aberto a ideologia de um líder tirano que lançou seu povo à desgraça. Não é preciso experiência na função, nem mesmo ser de todo liberal, mas é necessário demonstrar facilidade em lecionar sobre o trato dado às diversidades e estar preparado para ser crucificado pela falácia ferina de um amigo. Também é irrelevante seguir alguma doutrina religiosa, pode-se até ter rompido com ela em algum momento da vida, sendo imprescindível saber utilizá-la a seu favor. Oferece-se contrato de trabalho que pode variar de acordo com seu desempenho e a aceitação de seus seguidores, mais todos os benefícios possíveis para este cargo como reconhecimento e valorização profissional variável de quatro à dois mil e nove anos.


A vaga fictícia acima, refere-se ao choque entorpecente a que nos submete os meios de comunicação de massa toda vez que é preciso acalmar os ânimos em algum momento de dificuldade e estimular com isso o sentimento de esperança nas pessoas. Teoricamente, ela foi ocupada no dia 18/01, quando o democrata Barack Hussein Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos da América. Pode parecer pretensão apontá-lo como o homem que salvará a humanidade, mas é justamente nesta posição que a humanidade o coloca. Obama deixou de ser o grande homem da suposta maior potência do mundo, para se tornar o super-herói que irá nos salvar da crise financeira. Este poder foi atribuído à ele não só por seu carisma e competência, mas pela insistência da mídia de o colocar nesta posição.
Ele é negro, de origem queniana e aberto a discussões, e isso quebra um protocolo de uma cultura racista e imperialista que por anos se arrastava. Junte a isso, o pior governo da história americana que sobreviveu por oito anos à custa de relações tendenciosas, discursos com tom demagogicamente nacionalista e muito, muito sangue inocente.
A imagem de Obama quase ficou comprometida quando disputava a corrida presidencial democrata com Hilary Clinton. O pastor Jeremiah Wrigth considerado um pai por Obama, foi a TV e à templos fazer um discurso inflamado sobre a condição do negro e de radicalismo religioso. Era o combustível que seus adversários precisavam para atear fogo em sua campanha. Sabendo de seu favoritismo, tanto Hilary quanto John McCain, candidato republicano a presidência, o crucificaram insinuando sobre as sua verdadeira ideologia religiosa. Ideologia que foi colocada á prova em sua adolescência no seu envolvimento com drogas.
Barack representa a esperança americana na permanência no poder. Querem se manter no topo, se livrando da ameaça do desenvolvimento oriental. O mesmo sentimento de esperança foi atribuído ao nosso presidente, Luis Inácio Lula da Silva em 2002 quando ele foi eleito pela primeira vez. Na campanha da oposição, a “namoradinha do Brasil”, Regina Duarte, deu seu depoimento dizendo que estava com medo da eleição do presidente, passou a ser pejorativamente chamada de “apavoradinha do Brasil” e a candidatura de Lula ter o slogam: “A esperança venceu o medo”, mesmo slogan utilizado hoje para definir a vitória dos democratas americanos.
Sempre que as coisas não vão bem, a mídia em geral incrusta em nossas cabeças a tola necessidade de nomear um herói nos momentos difíceis. Desde Cristo, buscamos mentores, mestres, gurus, líderes para nos conduzir e representar. Criamos essa necessidade por precisarmos de uma figura viva, de carne e osso, alguém que seja mortal como nós, que sofra como nós, já que Jesus, apesar de ter tido um doloroso destino, nós remete a uma idolatria inteligível. É com base nessa idéia que a mídia se apóia.
Mas existem outros interesses embutidos nessa abordagem maciça à esse ou àquele “herói” do momento. Há uma clara intenção de neutralizar nosso instinto de coletividade, o mesmo instinto que perdemos cada vez mais graças ao avanço tecnológico, que nos permite ir para onde quisermos e falar com quem precisamos sem se mover do lugar. Com um “herói” devidamente nomeado para tomar as decisões por nós, podemos viver as nossas futilidades, nossas fantasias e nossa rotina solitária sem ter que se preocupar com os problemas. A maior conquista com essa “comodidade” e a degradação do senso crítico, que passa a ser coletivo e unificado, de acordo do que é transmitidos à nós pelos meios de comunicação. A prova disso é como um suspeito vira assassino sem prévio juízo, de uma hora para outra.
Você já percebeu que grande parte dos fatos históricos tem seu personagem principal, ou melhor, seu “herói”? E podemos nomear, idolatrar ou destruir, tudo depende da abordagem que a mídia fazer dele. Os “salvadores” são cada vez mais importantes. Isso pode ser atribuído à preguiça ou a falta de comprometimento do mundo moderno. Estamos acostumados a uma vida morna, digerível, onde se perdeu o interesse de lutar por um ideal. Aceitamos à tudo passivos, pois seja na Terra, ou seja no Céu, sempre teremos “heróis” para eleger, lutar por nós e nos “salvar”.

assista a posse de seu novo "herói":


fontes

Revista Isto é
12 nov 08
Ano 31 n 2036 “TEMOS UM REDENTOR” 82 À 92
“ O AGENTE DA MUDANÇA”95 À 97”

http://www.estadao.com.br/internacional/not_int326961,0.htm 19/02/09

http://www.estado.com.br/suplementos/ali/2008/06/08/ali-1.93.19.20080608.7.1.xml

vídeos: www.youtube.com